sexta-feira, 4 de outubro de 2013

PROJETOS DIDÁTICOS MUNICÍPIO DE ITAPEBI 2013



Escolinha Municipal Tia Rita
Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano


PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA


APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA

A leitura é a porta de entrada para a cidadania. Um povo que lê, é um povo capaz de criar alternativas para melhorar as suas vidas e a da sua comunidade. Muitas vezes os sujeitos são considerados alfabetizados, mas não compreende o que ler e o  que pode mudar isso é a vivencia com a leitura.

Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com o habito da leitura e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo, e de sua participação frequente em situação diversas de contato com a leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa pratica e a escola, o principal espaço para isso.

O Projeto de Incentivo à leitura propõem um conjunto de ações que incentivem os alunos na democratização do acesso ao mundo da leitura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, dos alunos e da comunidade, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras.

OBJETIVO GERAL

Socializar o prazer de ler incentivando a leitura como forma de oportunizar trocas culturais e proporcionando o educando o hábito da leitura, modificando e transformando sua forma de ver o mundo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
Fazer com que os alunos construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura.
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios de leitura.
Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.
Tornar a leitura um ato prazeroso.
Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura para que se torne um hábito familiar.
Ampliar os horizontes culturais e sociais.
Facilitar as aprendizagens.
Estimular o espirito crítico.
Partilhar experiências.

METODOLOGIA

1ª Etapa: Elaboração do projeto.
Ocorrerá de forma coletiva com a participação de toda comunidade escolar.

2ª Etapa: Execução do projeto.
Ocorrerá de forma gradativa com as definições de metas, objetivos e cronograma.

3ª Etapa: Avaliação e culminância do projeto.
Será continua durante todas as etapas de execução do projeto.

CRONOGRAMA.

Inicio em agosto e culminância em outubro de 2013.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

  • Incentivar a leitura na escola e em casa;
  • Oficinas de produção textual;
  • Rodas de leituras;
  • Trabalhar as principais datas comemorativas em forma de leitura, produção de textos, ilustrações, músicas e outros meios;
  • Visita a biblioteca pública municipal; 


 RECURSOS HUMANOS.

Direção, coordenação, professores e alunos.


AVALIAÇÃO.

A avaliação será continua mediante acompanhamento das execuções das ações propostas.









Escola Do Campo Pasquale Magnavita

Lalesca Almeida dos Santos





Projeto horta sustentável na escola
Interagindo com o meio ambiente





INTRODUÇÃO.

A horta na escola tem uma finalidade que é integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem  ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e uma reflexão diária por parte do professor, alunos e famílias envolvidas.

O projeto horta na escola visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas que incentivem trabalho em grupo, explorando as varias maneiras de aprender.


OBJETIVO GERAL.

 Implantar práticas sustentáveis na escola e desenvolver habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos da redução e geração de resíduos e sua importância para com o meio ambiente evolvendo direção, coordenação pedagógica, professores, funcionários, alunos e para a comunidade e famílias envolvidas no processo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
  • Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
  • Estabelecer relação entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
  • Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
  • Analisar a reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
  • Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.


PERÍODO.

Durante todo o ano letivo.


MATERIAIS NECESSÁRIOS.

    • Colher de jardineiro -utilizado para trasplante de plantas;
    • Enxada - usada para misturar adubos, terra e nas capinações;
    • Regadores de diferentes tamanho permitindo manuseio das crianças;
    • Garrafas PET.

 DESENVOLVIMENTO

  1. Planejamento em equipe:    Expor as ideias sustentáveis através de uma reunião com os pais sobre  a importância para a educação  e ao meio ambiente e esclarecer possíveis duvidas que venham surgir. Explicar as mudanças de hábitos para a turma e montar um cartaz de como anda a alimentação de todos, dando sugestões de como melhorar sua alimentação com hábitos saudáveis.
  2. Trabalhar a ideia em sala de aula: Expor as proposta em sala de aula para os alunos, os objetivos e sua grande importância na vida de cada um.
  3. Implantação: Começar os trabalhos propostos com a ajuda dos alunos, professor e funcionários deixando bem claro em cada atividade  qual a verdadeira importância de se ter uma horta na escola e como todos poderão ser beneficiados quando a horta desenvolvida por eles poder ser utilizada por todos na comunidade escolar.
  4. Desenvolver uma pesquisa com os pais para se ter uma visão geral dos hábitos de filhos  envolvendo a participação de todos no projeto desenvolvido na escola.
  5. Depois do desenvolvimento de toda a parte teórica iremos para as aulas práticas  onde os alunos vão realizar o plantio da horta utilizando todos os recursos estudados.
  6. Deixar claro a importância da água,e do solo para o plantio de uma horta.
AVALIAÇÃO.


A avaliação será realizada através dos resultados obtidos com a horta produzida na escola e sendo utilizada por todos proporcionando uma alimentação saudável.











REUNIÃO COM OS PAIS PARA EXPOR O PROJETO.


























ALUNOS COLOCANDO O PROJETO EM PRÁTICA.





















FRUTO DO NOSSO TRABALHO







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