Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano
PROJETO DE INCENTIVO A LEITURA E ESCRITA
APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA
A leitura é a porta de entrada para a cidadania. Um povo que lê, é um povo capaz de criar alternativas para melhorar as suas vidas e a da sua comunidade. Muitas vezes os sujeitos são considerados alfabetizados, mas não compreende o que ler e o que pode mudar isso é a vivencia com a leitura.Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com o habito da leitura e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo, e de sua participação frequente em situação diversas de contato com a leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa pratica e a escola, o principal espaço para isso.
O Projeto de Incentivo à leitura propõem um conjunto de ações que incentivem os alunos na democratização do acesso ao mundo da leitura. Isso significa possibilitar a interação com a cultura escrita por parte dos professores, dos alunos e da comunidade, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras.
OBJETIVO GERAL
Socializar o prazer de ler incentivando a leitura como forma de oportunizar trocas culturais e proporcionando o educando o hábito da leitura, modificando e transformando sua forma de ver o mundo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
Fazer com que os alunos construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura.
Familiarizá-los com histórias e ampliar seus repertórios de leitura.
Levá-los ao cuidado no manuseio de livros.
Tornar a leitura um ato prazeroso.
Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura para que se torne um hábito familiar.
Ampliar os horizontes culturais e sociais.
Facilitar as aprendizagens.
Estimular o espirito crítico.
Partilhar experiências.
METODOLOGIA
1ª Etapa: Elaboração do projeto.
Ocorrerá de forma coletiva com a participação de toda comunidade escolar.
2ª Etapa: Execução do projeto.
Ocorrerá de forma gradativa com as definições de metas, objetivos e cronograma.
3ª Etapa: Avaliação e culminância do projeto.
Será continua durante todas as etapas de execução do projeto.
CRONOGRAMA.
Inicio em agosto e culminância em outubro de 2013.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Incentivar a leitura na escola e em casa;
- Oficinas de produção textual;
- Rodas de leituras;
- Trabalhar as principais datas comemorativas em forma de leitura, produção de textos, ilustrações, músicas e outros meios;
- Visita a biblioteca pública municipal;
RECURSOS HUMANOS.
Direção, coordenação, professores e alunos.
AVALIAÇÃO.
A avaliação será continua mediante acompanhamento das execuções das ações propostas.
Escola Do Campo Pasquale Magnavita
Lalesca Almeida dos Santos
Projeto horta sustentável na escola
Interagindo com o meio ambiente
INTRODUÇÃO.
A horta na escola tem uma finalidade que é integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem ao dia a dia da escola gerando fonte de observação e uma reflexão diária por parte do professor, alunos e famílias envolvidas.
O projeto horta na escola visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas que incentivem trabalho em grupo, explorando as varias maneiras de aprender.
OBJETIVO GERAL.
Implantar práticas sustentáveis na escola e desenvolver habilidades que contemplem a preocupação ambiental nos âmbitos da redução e geração de resíduos e sua importância para com o meio ambiente evolvendo direção, coordenação pedagógica, professores, funcionários, alunos e para a comunidade e famílias envolvidas no processo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
- Valorizar a importância do trabalho e cultura do homem do campo;
- Estabelecer relação entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
- Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
- Analisar a reflexão sobre prejuízos dos desperdícios alimentares;
- Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.
PERÍODO.
Durante todo o ano letivo.
MATERIAIS NECESSÁRIOS.
- Colher de jardineiro -utilizado para trasplante de plantas;
- Enxada - usada para misturar adubos, terra e nas capinações;
- Regadores de diferentes tamanho permitindo manuseio das crianças;
- Garrafas PET.
DESENVOLVIMENTO
- Planejamento em equipe: Expor as ideias sustentáveis através de uma reunião com os pais sobre a importância para a educação e ao meio ambiente e esclarecer possíveis duvidas que venham surgir. Explicar as mudanças de hábitos para a turma e montar um cartaz de como anda a alimentação de todos, dando sugestões de como melhorar sua alimentação com hábitos saudáveis.
- Trabalhar a ideia em sala de aula: Expor as proposta em sala de aula para os alunos, os objetivos e sua grande importância na vida de cada um.
- Implantação: Começar os trabalhos propostos com a ajuda dos alunos, professor e funcionários deixando bem claro em cada atividade qual a verdadeira importância de se ter uma horta na escola e como todos poderão ser beneficiados quando a horta desenvolvida por eles poder ser utilizada por todos na comunidade escolar.
- Desenvolver uma pesquisa com os pais para se ter uma visão geral dos hábitos de filhos envolvendo a participação de todos no projeto desenvolvido na escola.
- Depois do desenvolvimento de toda a parte teórica iremos para as aulas práticas onde os alunos vão realizar o plantio da horta utilizando todos os recursos estudados.
- Deixar claro a importância da água,e do solo para o plantio de uma horta.
A avaliação será realizada através dos resultados obtidos com a horta produzida na escola e sendo utilizada por todos proporcionando uma alimentação saudável.
REUNIÃO COM OS PAIS PARA EXPOR O PROJETO.
ALUNOS COLOCANDO O PROJETO EM PRÁTICA.
FRUTO DO NOSSO TRABALHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário